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quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Tais Conceitos ou termos usados nos textos lidos que começamos a elaborar nossa contribuição:

Teoria Gestáltica “ o comportamento humano é o resultado de como ele percebe o mundo e como se percebe no mundo.” E outro ponto importante na Teoria de Campo Gestalt (principalmente desenvolvida por Kurt Lewin) é – “a preocupação com a importância da motivação no ato de aprender.”

Visão Piagentiana: a construção do conhecimento se dá em etapas sucessivas, e cada etapa seguinte se incorporaria nas anteriores, pois o conhecimeto físico se dá na exploração do objeto pelo sujeito , e o conhecimento lógico matemático nas relações que este estabelece com o objeto O professor não é apenas passador do conhecimento, mas que suas idéias possam ser problematizadas e elaboradas pelos seus alunos, e registrar meticulosamente suas palavras, ações e seus processos de raciocínios pois o sujeito se constitui no seio do contexto social. Somente é possível aprender solucionando problemas.O desequilíbrio desencadeia a busca pela solução,e neste processo acabamos tendo como resultado a aprendizagem

Os Behavioristas – aprendizagem por ensaio-erro (Thorndike), os teóricos de Campo, vêem o aprendiz por ensaio-erro, com experimentações significativas que vão progressivamente alicerçando a construção e a reconstrução do campo cognitivo do sujeito.



“insight” : O termo “insight” são sempre algo próprio daquele que aprende, o que significa que um professor não pode dar um insight a um aluno! Pode entretanto, dar condições , em suas aulas, para que o aluno possa ter muitos insights. é usado para designar uma mudança repentina no desempenho, a buscar de soluções para os problemas apresentados em sala de aula , tanto professor como aluno proveniente da aprendizagem. Popularmente “insight” corresponde a “estalo”.



É POSSÍVEL APRENDER SOLUCIONANDO PROBLEMAS?!

Sim, desde que permitido ao sujeito construir suas hipóteses sobre o que é objeto de ensino. A ação e reflexão dos alunos na busca para solucionar os desafios do ensino permite errar para futuramente aprender. Isto chamamos de erro construtivo. Este conceito é fruto da teoria de Piaget. Erros construtivos são aqueles que permitem ao professor observar o percurso intelectual do aluno. Quando são discutidos com o aluno permite ele acompanhar o seu próprio desenvolvimento. O professor atento aos níveis de escuta dos alunos permitem uma intervenção mais segura, de forma que o aluno possa examinar sua concepção e tenha condições de revê-las essa interação vai girar o desenvolvimento cognitivo do aluno.

Por isso a presença do professor no ambiente externo que é vista a escola seja de um sujeito de opções, com capacidades de analisar, comparar, de avaliar, de decidir, de não faltar a verdade, ser ético. É a atuação do professor que desencadeará a atividade auto-estruturamente, isto é, a atividade auto-estruturante, isto é, a ascensão a patamares mais altos de conhecimento passa pela ação do professor sobre a mediação do conhecimento. O professor é um orientador, guia, facilitador da aprendizagem e não o dono da verdade, possuidor do saber com uma aula totalmente centrada na sua capacidade de abordar o tema falado sobre ele.

Como Relato de experiência compartilho com os colegas:

Na Educação Infantil ensinando os alunos a pular corda, alunos estes que não eram meus nos dois primeiros anos, observei que os mesmos tinham muita dificuldade em pular, por causa da percepção tempo-espaço e coordenação englobada, me vi numa situação inesperada, mas comecei a pensar e analisar tal situação, imaginar, ai comecei a fazer vários trabalhos com corda, trabalho : saltar, fronta arremensando a bola e pegando antes de cair no chão; saltando com um pé, com as mãos, enfim varias formas, com um detalhe sempre usar a expressão no inicio da aula, vamos pular corda turminha, eu notava o olhar que me lançavam, e depois me questionavam ,mas profe isso não é pular corda, é brincar com a corda, pois justamente estamos brincando,

Ai numa desta aulas, comecei a falar agora vamos pular corda e e comecei a tornear, e contar uma historia, sobre o rio Amazônia e suas lendas, usando a imaginação elas conseguiram transpor a corda em movimento e e salvar a natureza. No final era indiscritivel o sentimento deles a expressão que esboçavam, e a minha nossa. Muito boa sensação.

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