Páginas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Oct 5 2009 12:00:24:000AM

Quando você está em casa e, de repente, percebe que está atrasado para ver o seu programa favorito de TV, você executa vários atos reflexos, aprendidos principalmente desde a sua infância, como andar depressa até o aparelho, apanhar o controle remoto, apertar botões, etc.

Por que essas ações são exemplos de aprendizagem de atos (condicionamento operante)?

Condicionamento Operante

MARIA APPARECIDA MAMEDE-NEVES em Aprendizagens de sinais e de atos :

condicionamento operante é o processo de aprendizagem no qual uma resposta torna-se mais provável ou mais freqüente; as respostas operantes se tornam fortalecidas, reforçadas, pela repetição da relação que se estabelece entre a ação e as conseqüências por ela geradas”.

Condicionamento operante (Skinner) Neste acaso a resposta também é adquirida em virtude da consequência da própria resposta, se esta consequência for positiva vai aumentar a frequência da resposta e se for negativa vai-se verificar o contrário. O fazer por fazer, e nada mais.

Lei empírica do efeito – Se o reforço positivo é aquele que provoca um aumento na frequência da resposta. Se o reforço for negativo é aquele que provoca uma diminuição na frequência da resposta.



A aprendizagem de sinais acontece através de associação de estímulos, onde a resposta acontece de movimento de reflexo correspondido como forma de expressão vivivenciadas ligadas à personalidade. O que somos nada mais é do que o fruto de todas as experiências vividas, tanto as positivas quanto as negativas, portanto, a ação sobre o meio e a resposta que esse meio emite em conseqüência desta ação determinarão a forma de agir.

PARA Hollmann e Hettinger, 1976 - é uma atuação do sistema nervoso central e da musculatura esqueleticam na execução de uma movimento ou é uma ação conjunta, harmônica e econômica de músculos, nervos e sentidos (motricidades voluntária) e reações rapidas adaptadas às situações de sobrevivências dentro do meio ambiente, motricidade reflexa – (ação – reflexão)

Essa ação/reflexão tem inicio motor, que se dividi em três viés: cognitivo, o afetivo e o psicomotor: o saber fazer, o querer fazer e o poder fazer. O Corpo é a sede de todos os sentimentos, ações e pensamentos



MARIA APPARECIDA MAMEDE-NEVES, texto: Aprendizagens de sinais e de atos.

Educação Física: Contribuições à formação profissional/Coord. Jorge Sergio Perez Gallardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário