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SISTEMAS PARA INTERNET 1º SEMESTRE - MEIO AMBIENTE



Como mudar hábitos de consumo para produzir menos lixo

O ritmo alucinado das grandes cidades está fazendo mal ao nosso planeta. Nossos hábitos cotidianos, como a produção crescente de equipamentos tecnológicos e o acúmulo de resíduos, estão exigindo da Terra mais do que ela pode suportar. A saída é uma só: conscientização

André Albert. Ilustrações: Rogério Fernandes

O consumo está ligado ao mundo em que vivemos, em maior ou menor grau em diferentes países. Apesar de serem unânimes em afirmar que o hábito é responsável pelo esgotamento do planeta, os especialistas admitem que não é possível acabar com ele. A saída é comprar com critério e moderação. Quando se fala em consumo exagerado, no entanto, os Estados Unidos são o país que primeiro vem à nossa mente. Para a maior parte 310 milhões de norte-americanos, o consumo é a ferramenta ideal para atingir o ideal de vida confortável. Graças a incentivos públicos, a partir de 1945, milhões de habitantes do país deixaram o agito das grandes cidades e migraram para casas maiores nos tranquilos subúrbios. Não que as famílias hoje sejam maiores. Dados de 2009 do US Census Bureau, responsável pelo censo norte-americano, indica que cada lar é ocupado por, em média, 2,57 pessoas. Em 1950, eram 3,37.
 

As pessoas fogem do estresse, mas seus empregos estão nas metrópoles. E o carro é indispensável. As vendas de veículos caíram de 2001 para cá, mas a frota dos EUA continua sendo maior que o número de motoristas habilitados. Gastar tempo na cozinha é inimaginável diante da praticidade do fast-food e dos alimentos congelados. Na virada do século, os norte-americanos gastaram 110 bilhões de dólares em restaurantes de refeições rápidas - ou 390 dólares por pessoa. E o conforto também está nas facilidades tecnológicas. Pesquisa da Pew Research Center de 2006 mostra que 71% da população acredita que ter um aparelho de ar-condicionado em casa é fundamental.

Qual é o custo desse estilo de vida para o nosso planeta? Embora sejam 5% da população mundial, os norte-americanos são responsáveis por 32% do consumo. Em média, cada cidadão dos EUA produz 760 quilos de lixo por ano - quase o dobro que um do Japão. O relatório State of the World 2010, da Worldwatch Foundation, calculou quantas pessoas o mundo conseguiria manter de forma adequada se elas tivessem os hábitos dos norte-americanos. Resultado: 1,4 bilhão. Porém já somos 6,6 bilhões.

O dado mais alarmante é a pegada ecológica, conceito criado em 1992 por dois pesquisadores: o canadense William Rees e o suíço Mathis Wackernagel. O cálculo da pegada considera quantos hectares produtivos seriam necessários para recompor os recursos gastos pelo homem. O índice ideal, de acordo com eles, é 1,8 hectare, mas o mundo já consome 2,2. Os norte-americanos precisariam de 9,4 hectares para manter seu ritmo: mais de cinco planetas.
 

"O consumo é um sintoma de um modo de vida, assim como a deterioração ambiental", diz Eda Terezinha Tassara, professora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (leia o artigo na última página). Para ela, a publicidade usa imagens e valores para alimentar a vontade de consumir, pois cria novas necessidades e reinventa os objetos de desejo. E a máquina é poderosa: levantamento da agência McCann-Erickson estima que, em 2006, foram gastos 630 bilhões de dólares em publicidade no mundo. Esse valor representa mais da metade do PIB brasileiro no mesmo ano.

É claro que nem todos os norte-americanos vivem assim. Um exemplo no outro extremo são as pequenas comunidades conservadoras da igreja cristã Amish. Isoladas em áreas rurais, elas rejeitam o contato com o exterior a ponto de deixar de usar a energia elétrica. Os trajes, os equipamentos agrícolas e muitos hábitos do grupo pouco se alteraram do século 18 para cá. Em algumas aldeias, há geradores a querosene e ônibus que levam os amish às cidades próximas em caso de emergência. Mas o uso de combustíveis poluentes é mínimo se comparado ao do restante do país.
Antes de reciclar, é preciso repensar o que e como consumir LIXO TECNOLÓGICO Em 2005, o Brasil descartou 368 mil toneladas de detritos eletrônicos - que incluem computadores, impressoras, telefones celulares, geladeiras e TVs. A maior parte desses itens foi parar em lixões comuns, contaminando o solo e os lençóis freáticos. Foto: Mario Leite
Algumas experiências hoje já mostram que há um meio-termo. Gabriel Morales, 23 anos, não quis parar no tempo para frear seu impacto sobre o meio ambiente. Ele vive há um ano na Morada da Floresta, uma ecovila fundada em 2000 em São Paulo. O local é um centro de distribuição da rede Sementes da Paz, que produz alimentos orgânicos e promove cursos ligados à sustentabilidade. Ali, o computador é moderno, mas aproveita-se a luz natural. A água da chuva é captada e usada na rega das plantas, na lavagem do quintal e nos vasos sanitários. No telhado, placas de PVC pintadas de preto absorvem o calor dos raios solares e esquentam a água para o banho.


Adaptado à nova rotina, Morales adverte: "É preciso pensar a reciclagem como a última opção dos cinco Rs". Ele se refere ao conceito de Educação ambiental que agrupa cinco atitudes: reciclar, repensar os hábitos, reduzir a produção de lixo, reutilizar materiais e recusar produtos que agridam o meio ambiente. Nesse ponto, entram atitudes como adquirir apenas móveis de madeira certificada ou recusar carne de rebanhos criados em áreas de floresta desmatada.

No Brasil, os municípios são responsáveis por recolher o lixo doméstico e pela limpeza urbana. No entanto, menos de 10% das cidades brasileiras têm coleta de lixo reciclável. Matérias-primas como o vidro e o plástico, que poderiam ser reaproveitadas, são despejadas em lixões e aterros, onde demoram mais de um século para se decompor. Os catadores que recolhem materiais valorizados no mercado se expõem a riscos de saúde.

"Quem comanda a cadeia de reciclagem é o mercado. Então, o vidro e os sacos plásticos ficam nos lixões porque não são lucrativos como o alumínio, o papelão e as garrafas PET", diz Wanda Günther, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenadora do Programa USP Recicla. Ela destaca o exemplo de duas cidades de médio porte com 100% de coleta seletiva: Santo André, na região metropolitana de São Paulo, e Londrina, a 378 quilômetros de Curitiba. "Londrina reciclou 23% do lixo urbano coletado em 2007, um índice alto para o Brasil. Isso porque os catadores, organizados em cooperativas, passavam na casa das pessoas para instruir sobre a segregação do lixo", diz a professora. Santo André não fez o mesmo trabalho e teve uma alta taxa de rejeição de material na triagem, pois a população não sabia separar.

Outro risco crescente ao meio ambiente é o chamado lixo eletrônico. Segundo o Banco Mundial, entraram no mercado global quase 300 milhões de computadores e 1,2 bilhão de aparelhos celulares novos em 2008 (veja o infográfico). As pessoas têm cada vez mais acesso a bens eletroeletrônicos que logo ficam ultrapassados. Os programas de computador exigem cada vez mais capacidade e os antigos não dão conta.

Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) deu o alerta: o mundo gerou 40 milhões de toneladas de resíduos desse tipo em 2009. Estima-se que em 2005 o Brasil tenha descartado 368 mil toneladas de lixo eletrônico, contando apenas computadores, impressoras, telefones celulares, TVs e geladeiras. A maior parte desses itens foi parar em lixões comuns. Com isso, é alto o risco de contaminação do solo e dos lençóis freáticos por metais pesados, como o chumbo.

O primeiro passo para o Brasil lidar melhor com esse tipo de resíduo está por ser dado. Um projeto de Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovado na Câmara em março e aguarda uma avaliação do Senado. A nova lei prevê a responsabilidade compartilhada sobre o lixo eletrônico e outros resíduos perigosos, como lâmpadas e pneus. Isto é, o consumidor leva produtos descartados a um local adequado. A partir daí, o fabricante ou o importador são responsáveis pela coleta e pelo tratamento do material.
O valor de mudar hábitos

Exemplos do cotidiano não faltam para abordar em sala de aula o impacto do consumo no planeta. Estimular o uso racional de recursos é mais útil que promover campanhas de reciclagem. Veja abaixo os principais erros no ensino do conteúdo e como evitá-los.

Errado: Demonizar o consumo de qualquer natureza.
Certo: Incentive a reflexão sobre os exageros no consumo, mas mostre que é praticamente impossível deixar de comprar.


Errado: Abordar apenas questões próximas da realidade do aluno.
Certo: Mostre as relações entre fatos do dia a dia e aspectos macro do meio ambiente. Assim, os alunos vão perceber que o desmatamento na Amazônia tem a ver também com quem mora no sul do país.
 

Errado: Tratar a coleta de recicláveis como uma solução definitiva.
Certo: Ela é benéfica, mas não a melhor saída. Estimule as discussões sobre o consumo para que haja efeito a longo prazo.
 

Errado: Defender a transformação de itens descartados em novos.
Certo: Explique à turma que esse processo muitas vezes consome eletricidade, água e outros recursos. Por isso, deve-se enfatizar a redução do consumo e a reutilização de produtos. 

Errado: Restringir o trabalho somente a atividades de sala de aula.
Certo: Estudos do meio num aterro podem ser úteis para dar aos estudantes a dimensão do impacto do nosso consumo no solo.


Consultoria Gilberto Pamplona, professor de Geografia do Colégio Santa Cruz, em São Paulo, e Ademir Romeiro Ribeiro, docente do Instituto de Economia da Universidade de São Paulo (USP).
Agressões à Terra


Uma garrafa de refrigerante vazia é atirada no córrego que atravessa o casario precariamente construído. Levada pela água, é arrastada até atingir um bueiro e por lá fica. Também se enrosca por ali um toco de madeira - provavelmente resto de mobília -, acompanhado por um saco plástico engordurado que já serviu de embalagem para algum alimento cheio de conservantes. É possível que essas guloseimas tenham sido consumidas por um garoto no caminho da escola. Começa a chover e a água que deveria escorrer pelo bueiro permanece retida pela garrafa, pelo toco de madeira, pela embalagem amassada e por outros tantos dejetos acumulados pelo bairro. Como consequência, a região fica inundada. A lama cobre automóveis sem seguro e inutiliza móveis novos em diversas residências. Um morador se arrisca para salvar a TV de tela plana. E o menino, que poderia aprender algumas noções de preservação do meio ambiente nas aulas, não consegue chegar à escola, também inundada.
Quadros como esse refletem uma realidade que muitos se acostumaram a aceitar com descaso. Eles denotam problemas que se multiplicam sem que se esboce qualquer tentativa de solução inteligente e eficaz. Se o quadro acima continuasse a ser pintado, logo iríamos descobrir que sua moldura ultrapassa as fronteiras do bairro e até mesmo da cidade, assumindo uma dimensão planetária que coloca em xeque a única habitação possível da humanidade.

No entanto, consumir refrigerantes e lanches e comprar móveis novos e outros bens de consumo passou a ser um direito de todos, uma necessidade inerente aos indivíduos que compõem nossa sociedade. Todos se sentem inclinados a afirmar que consumir é viver. E isso parece verdadeiro tanto para os mais privilegiados e os que ocupam cargos de poder - a quem cabe a maior parcela de responsabilidade pela busca de respostas - como para os que não têm posses. Esse clamor se dá em todo o mundo, com uma pressão surda, que, aparentemente, só uma minoria de pessoas de bom senso parece identificar com clareza.

Assim, configura-se um confronto. Por um lado, o direito de uma população que não está disposta a renunciar aos exageros do paraíso prometido pela sociedade de consumo. Por outro, o dever, às vezes ignorado, de otimizar metas do progresso, impondo limites que não impliquem em entupir bueiros, matar a fome de garotos com lanches insalubres, menosprezar o valor da Educação e, principalmente, que mantenha o olhar firme e vigilante sobre o nosso (único) planeta: a Terra.
Quer saber mais?
CONTATOS
Ecovila Morada da Floresta
Eda Terezinha Tassara
Gilberto Pamplona
USP Recicla, tel. (11) 3091-4428

BIBLIOGRAFIA
Desafios do Consumo
, Ricardo Mendes Antas Jr., Ladislau Dowbor e Hélio Silva (orgs.), 342 págs., Ed. Vozes,
tel. (24) 2233-9000, 62 reais
Consumindo, Benjamin R. Barber, 476 págs., Ed. Record, tel. (21) 2472-2000, 57,90 reais

INTERNET
Vídeo em inglês, com legendas em português, mostrando toda a cadeia de produção, consumo e descarte dos produtos e seu impacto no mundo.
Especial sobre consumo e meio ambiente preparado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Panorama rápido sobre o ciclo de vida dos telefones celulares (em inglês).
Cartilha dos projetos desenvolvidos pelo programa USP Recicla




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Meio ambiente e desenvolvimento

Artigo do deputado federal Fábio Feldmann, analisando a eterna briga entre meio embiente e desenvolvimento.

por Fábio Feldmann

A guerra do Golfo Pérsico é o exemplo mais recente, notório e infeliz do novo status da natureza na organização das sociedades humanas. O derramamento de óleo no golfo é apenas o visual impactante do momento. Na verdade, ele é uma pequena parte da desordem ambiental que a guerra introduzirá na região do conflito, comprometendo a vida das comunidades por um tempo não previsível, além de todas as tragédias pessoais e diretas inerentes à situação. A relevância dada ao desastre ecológico associado à guerra mostra que a variável meio ambiente já é reconhecida como parte intrínseca das questões econômicas-socias e, portanto, é inevitável colocá-la como condicionante da própria idéia de progresso. 

As transformações necessárias na ordem mundial, a resolução de problemas nacionais e planetários como o estado de miséria, a fome, a produção de alimentos, a vida nas cidades, a extinção de recursos naturais, a própria sobrevivência humana (vide o alerta dado pelo buraco na camada de ozônio) informa-nos, diariamente, de que é preciso buscar novos paradigmas de organização social, novos modelos de desenvolvimento que, a par de quaisquer opções ideológicas, tenham um direcionamento claro: deverão considerar o equilíbrio ecológico como parâmetro fundamental. A grande questão colocada neste final de século pródigo em esgotamento de fórmulas é a necessidade do desenvolvimento em si, tal como percebemos hoje.


Ou seja, é preciso perguntar o porquê da evolução tecnológica a qualquer custo, é preciso conectar a auto-realimentação do consumo, é preciso computar o grau de destruição envolvido na aplicação de certas tecnologias para benefícios tão restritos e localizados. Apesar da complexidade do tema, é possível enxergar de forma cristalina na atual concepção de desenvolvimento uma de suas fraquezas intrínsecas: o seu horizonte é muito estreito e suas razões de uma única geração, às vezes nem isso.

Perde-se nela o sentido da cadeia da vida, das ligações imemoriais de cada uma das manifestações de vida existentes no planeta. O desenvolvimento que temos hoje PE a observação de usufruir e não a arte de construir. A contribuição dos defensores do meio ambiente está, justamente, em exigir reflexão e tentar reatar, nos sentimentos, nas ações do cotidiano das pessoas, os laços vitais, cirando demandas objetivas pela mudança do conceito do progresso. Isso não significa estagnação ou volta às cavernas; ao contrário, propõe outra racionalidade. Em primeiro lugar, o alvo do desenvolvimento deixa e ser o presente e passa a ser a geração atual e mais todas as outras futuras, o que significa projetar conseqüências e, portanto, aceitar como indicador de desenvolvimento apenas aquilo capaz de sustentar ao longo do tempo.

O uso que fazemos dos recursos naturais, assim, deve supor sua conservação para uso das gerações futuras. Para lembrar quão drástica tem sido a subversão desse cuidado elementar para a preservação do planeta, basta do planeta, basta constatar que, muitas vezes, destruímos em poucos anos recurso fundamentais para os nossos filhos, tais como solos, águas u o ar das cidades. O desenvolvimento sustentado reivindicado pelos ambientalistas nada mais é que o antídoto contra a predação desenfreada; contra as falsas soluções que são tão ofuscantes quanto fugazes. É uma luta que requer ciência, descoberta de técnicas adequadas, mas principalmente muita paixão e uma opção pela vida.


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A reciclagem do lixo no Brasil
Introdução

O geógrafo Milton Santos declarou, certa vez, que a difusão das novas formas de consumo é um dado fundamental para compreender e explicar as sociedades contemporâneas. A generalização do modelo de consumo das modernas coletividades industriais e urbanas trouxe como subproduto um par perverso: a intensa exploração dos recursos naturais em escala planetária e, na outra ponta, a produção de uma quantidade desmesurada de resíduos, muitos deles de baixo reaproveitamento. NOVA ESCOLA alerta para um dos papéis importantes que nos cabe para reduzir a quantidade de lixo: ajudar a reciclar. É um roteiro de boas práticas, que inclui o reaproveitamento de muitos materiais que de outra forma seriam jogados fora. É uma boa oportunidade para a garotada avaliar e desenvolver uma nova conduta em relação ao consumo e ao descarte.
Ano
8º e 9º anos
Objetivos
Avaliar criticamente a produção de lixo no Brasil e os métodos, as técnicas e as políticas públicas de reciclagem dos materiais
 
Tempo estimado
Duas aulas de 50 minutos
 

Desenvolvimento
1ª aula  Recomende que os alunos façam uma leitura atenta do texto, a fim de compreender e não esquecer dos procedimentos necessários para a reciclagem. Isso inclui conhecer os diversos materiais que podem ser reaproveitados para outras finalidades. Em seguida, questione-os sobre os diferentes papéis que cabem aos indivíduos, ao poder público e às empresas quando o assunto é produção e destinação do lixo. Quem são os responsáveis pela geração dos resíduos? Quem deve cuidar do lixo? De que maneira isso tem de ser feito? O que ainda precisa mudar na atitude das pessoas e nas políticas públicas para que haja avanços nesse campo?

Oriente uma discussão em dois planos: o exame das origens dos problemas e, num segundo momento, o que pode ser feito a respeito. De início, pergunte se todos conhecem os famosos três erres (reduzir, reutilizar e reciclar), em que se baseiam os modelos de reciclagem do lixo. O primeiro deles reduzir representa, além da mera diminuição da quantidade de dejetos produzidos, repensar a cultura de consumo em que estamos inseridos.
 

Mostre que nunca é demais lembrar que certos bens, destinados às camadas mais endinheiradas, vêm em embalagens difíceis de serem recicladas ou reaproveitadas. Além disso, como dispõem de mais recursos, essas pessoas muitas vezes não têm freios para o consumo. Assim, é possível falar num lixo dos ricos com mais resíduos sólidos e num lixo dos miseráveis basicamente formado por materiais orgânicos. Está em questão, portanto, repensar (um quarto erre) os padrões e as necessidades de consumo. Comente que cerca de três quartos da enorme quantidade de lixo produzido nos centros urbanos não passam por nenhum tratamento e em geral vão para aterros ou depósitos a céu aberto.
 
Incentive os adolescentes a refletir sobre os impactos sociais e ambientais dessa situação. Nos lixões, por exemplo, o solo, as coberturas vegetais e os recursos hídricos ficam comprometidos. Compõem essa paisagem as levas de catadores homens, mulheres, crianças e idosos, não raro expostos a doenças diversas que sobrevivem dos restos de alimentos e outros resíduos. Discuta cada uma das informações da reportagem apresentadas no quadro "Curiosidades". Elas podem ser ponto de partida para diferentes pesquisas, incluindo uma boa discussão a respeito da criação de um novo e importante mercado de trabalho -- o da coleta e comercialização do lixo reciclável. Chame a atenção o baixo consumo de água para produzir papel reciclado.
 

2ª aula  Resgate os pontos discutidos na aula anterior e encaminhe um estudo sobre as principais medidas tomadas para a destinação do lixo ou a ausência delas. Sugira um exame das atribuições e responsabilidades tanto dos indivíduos (ricos e pobres) quanto das empresas e do poder público. Conte aos jovens que diversas companhias, em especial as fábricas, deixam de tratar seus restos, que variam segundo a natureza da atividade. Compreendem resíduos de limpeza de máquinas, pátios e galpões, mas a parte do leão são os rejeitos do processamento industrial, muitos deles tóxicos ou inflamáveis é o caso de tintas, solventes e sobras metálicas.
 

Assim, o poder público e os cidadãos devem se mobilizar para controlar e fiscalizar o destino desses materiais. Aos indivíduos cabe conter, em primeiro lugar, a sanha consumista. Não é incomum conhecermos pessoas que compram os bens, mas não os utilizam. Os meios de comunicação e a publicidade também têm sua parcela de responsabilidade, por induzir ao consumo indiscriminado. ANAMARIA aponta algumas soluções simples que podem ajudar, como separar o lixo seco para destiná-lo a agentes de reciclagem. Comunidades de vizinhos, inclusive de edifícios, também podem se organizar para criar unidades de compostagem e elaborar adubo orgânico, um preparado que leva terra, restos de folhas e sobras de alimentos.
 

Outra idéia a ser disseminada é a de substituir os sacos plásticos dos supermercados por sacolas individuais e não descartáveis, conforme já se faz em muitos países do Primeiro Mundo. As autoridades, por sua vez, podem instituir políticas de coleta e separação do lixo articuladas ao financiamento de cooperativas de reciclagem. No Brasil, o tratamento do lixo vem se constituindo em excelente opção de combate à pobreza e ao desemprego.

Avaliação
Mas, para tirar os projetos do papel ou evitar que tenham uma repercussão modesta, é preciso que a população cobre medidas concretas dos governantes. Campanhas públicas mais incisivas também são bem-vindas. Leve a moçada, de posse desses dados, a editar uma cartilha de esclarecimento à comunidade sobre a questão do tratamento do lixo. As dicas da reportagem para separar o lixo doméstico e implantar a coleta seletiva nos prédios certamente vão ajudar nesse trabalho de divulgação e conscientização. Para isso, os jovens podem realizar novas investigações e criar roteiros com textos e imagens destacando a importância de repensar o modelo de consumo, além de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo produzido. 

 



Olá Pessoal
Na semana que vem, no dia 27/06 não teremos aula de Meio Ambiente, Tecnologias e Sociedade e de Introdução à Informática (Profa. Sirlei). Para compensar este dia letivo, faremos a seguinte atividade:

Em duplas, vocês deverão escolher um tema relacionado com a temática de nossa disciplina (Meio Ambiente) e criar um blog, devendo este ser alimentado com no mínimo duas postagens.

Após a criação e alimentação, vocês devem encaminhar para meu email (carlos.lehn@pb.iffarroupilha.edu.br) o endereço do blog, para que possamos avaliar o trabalho de vocês.

O prazo para envio do link é 28/06/2013.

Obrigado e bom trabalho a todos.  


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At.te
Prof. Carlos Rodrigo Lehn
IFFarroupilha - Câmpus Panambi


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