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terça-feira, 10 de novembro de 2009


LIDANDO COM O EMOCIONAL DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Alguns professores nos perguntaram como podem lidar com o aspecto emocional de seus alunos com necessidades educacionais especiais, cegos, surdos ou com algum outro tipo de necessidade especial.

É preciso que o educador tenha sensibilidade para entender o comportamento de seu aluno perante diversas situações vivenciadas em sala de aula. Quem trabalha com alunos adolescentes, por exemplo, vê-se diante de ocorrências que precisa resolver de imediato, pois sabemos que eles estão em um período de suas vidas em que precisam constantemente da orientação de quem os guia, como o professor. E, para solucionar problemas, é preciso que este entenda seu aluno, embora saibamos que isso não é muito fácil.

Esse também é o caso quando o educador tem um aluno com necessidades educacionais especiais. Um estudante cego, por exemplo, pode entrar em depressão facilmente, caso os colegas de classe não falem com ele. Então, seu professor deve tentar entendê-lo quando exige atenção ou, até mesmo, quando não faz essa exigência. Entretanto, se essa atitude for permanente e o educador não conseguir revertê-la, é preciso que ele busque, imediatamente, assessoria de um profissional que o ajude na mudança dessa condição.

Aos poucos, vamos resolvendo os problemas que surgem em sala de aula e que nos deixam angustiados e não nos permitem dar sequência às atividades pedagógicas. Dessa maneira, estamos trabalhando em prol da inclusão social, que deixará de ser apenas mais uma lei que não é cumprida.

acesso em 10/11/09 http://blog1.aprendebrasil.com.br/inclusaosocial

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