Apresentamos 3 situações que podem ser exemplo de motivação extrínseca e/ou motivação intrínseca. Leia com atenção cada situação.
Situação A
Há uma olimpíada de Matemática em uma escola e os melhores alunos disputam entre si o primeiro lugar, que levará, conseqüentemente, à sonhada medalha de ouro.
Situação B
Um professor vai, pouco a pouco, fazendo crescer a curiosidade e a expectativa de seus alunos em relação ao conteúdo de sua disciplina, a tal ponto que ninguém falta às suas aulas e se interessam muito por seu desenrolar.
Situação C
Carlos admira muito o período histórico renascentista e, por isso, está sempre procurando saber mais sobre o tema, pesquisando documentos, freqüentando bibliotecas e arquivos históricos. Neste segundo semestre, recebeu o prêmio Jovens Pesquisadores, o que o deixou muito encantado.
Nas 3 situações, os objetivos são os mesmo, e que envolvem sentimentos de disputa, interesse, curiosidade e para desenvolver tal possuem uma motivação intrínseca e essa por sua vez necessidade de uma fonte interna, que gera tal necessidade de auto-realização, a motivação desempenha um papel central na aprendizagem do sujeito nas três situações que possui internamente o desejo, no seu psíquico. Somos guiados a partir de lembranças reativadas dentro do psiquismo, até mesmo nossa imaginação trabalha a favor do nosso desenvolvimento.Para Maslow, dentro do espaço psíquico de uma pessoa, quando um conjunto de necessidades é satisfeito, um novo conjunto o substitui. Dessa maneira vai havendo todo o desenvolvimento de um processo que caminha através dos vários sistemas, na ordem de suas necessidades, estas situações são motivadas intresicamente, pois estão co-relacionadas a experiências de satisfação e pelo prazer de realizar-las com o envolvimento do professor nas 3 situações, não meramente de um coadjuvante, mas sim um sujeito que desencadea na motivação extrínseca o limite de tais ações, assim construindo o denvolvimento pessoal de seus alunos para ensinar os sentidos/significados em cada situação elencada. Não podemos esquecer que o professor é um sujeito que possui sua própria motivação intrínseca e extrinseca, da sua vivencia adquirida no longo de sua aprendizagem, este conjunto de necessidades que ele busca satisfazer também irá desencadear dentro da sala de aula sua ação de ensino-aprendizagem.Para Piaget, o aprendente é o sujeito de seu conhecimento e ninguém poderá fazer isto por ele.Vygotsky, o que move o sujeito a constituir subjetivamente o mundo real são os elementos da cultura, ou seja um dá extrema importância na atividade do sujeito e que isto contribui decisamente para o desenvolvimento das estruturas mentais, Piaget afirmou sua contribuição para o fazer escola, quando analisou as relações entre a aprendizagem Stricty Sensu e a aprendizagem Latu Sensu.Mas o elo em comum entre esses dois pensadores,diz respeito ao professor que não se restringe a ser somente um facilitador do desenvolvimento das estruturas operacionais; ele é responsável pela transmissão da cultura e mediador social para a sua apropriação, por parte dos alunos. Portanto, na sala de aula, é preciso não só despertar-lhes o desejo de aprender, se não também transmitir-lhes o saber pelo qual ele, professor é o responsável, alem de manter um equilíbrio entre ambas as motivações, ele deve conhecer seus alunos para que sua didática seja de suma importância para as necessidades e significados das ações das situações ensino-aprendizagem.
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