Páginas

domingo, 8 de novembro de 2009

NARRATIVAS E ROTEIROS: LEITURA

A leitura mecanizada foi aprendida na escola ao longo da historia, e hoje na era da Tecnologia, a escola tem uma função ampla no cognitivo do aluno pois precisa dispor de conhecimentos suficientes de modo que o este possa fazer um coorelacionamento destes conteúdos/conhecimentos e aplicá-los em sua vida pessoal e profissional. Por isso devemos ter o discernimento da leitura, a compreensão de sua importância no âmbito geral e não somente para aquele momento que estamos sendo desafiados a ler. A habilidade de ler e interpretar são fundamentais na sociedade do conhecimento tecnológico, pois as informações estão disponíveis a cada segundo. Diante deste viés podemos estabelecer parâmetros de leitura dita convencional (unidade estrutural) e a leitura digital que engloba os hipertextos, que possui dimensões diversas dependendo do leitor e sua interação com a web, desenvolvendo novas praticas digitais de leitura e de escrita, o seu dinamismo pode estar sempre em movimento, no espaço cibernético e suas peculariedades.
O PISA, vem dar ênfase na avaliação da aprendizagem dinâmica, onde o aluno através destas avaliações de seus esquemas cognitivos desenvolve a operacionalidade dos conteúdos ou estruturas do conhecimento que precisam adquirir em cada nível. Visando os vários processos buscados dentro do contexto educacional como o conhecimento e habilidade para assegurar a participação efetiva na sociedade, bem como adquirir adaptações na sociedade em constante transformação. Pois acredita-se que através desta base solida o aluno corresponderá a exigências da sociedade moderna, sendo avaliado nos Eixos letramentos:
• Leitura;
• Matemática;
• Ciências.
Nestes eixos buscando sempre evidencias os diversos níveis de aprendizagem dentro dos campos: procedimental, conceitual e atitudinal.
Na escola aonde trabalhava tínhamos o dia da leitura, a cada semana, e esta aula era especial para as turmas que eu dava aula, pois quando tal dia da semana era alternado e nunca sabiam quando seria, só que eles não ficavam chateados quando caiam nas aulas de Educação Física, pois quando isso acontecia, aquela turma após a leitura, tínhamos teatro com tudo o que tínhamos direitos e era sempre produtivo, pois nós como professores termos que dar um toque em nossas aulas, fazer a diferença.
Novas Práticas de leitura e escrita:LETRAMENTO NA CIBERCULTURA
MAGDA SOARES*
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf acesso: 08/11/2009.
Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA disponível em: http://www.inep.gov.br/internacional/pisa/ acesso em: 0/11/2009.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na
era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=20, acesso em 08/11/09.

Lorení Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário