http://www.niee.ufrgs.br/softwares.php?pg=2
Outros softwares gratuitos
Autoria
CLIC (download): http://clic.xtec.cat
Hot potatoes (download): http://hotpot.uvic.ca
LIM (download): http://www.educalim.com
Scrapboo (download): http://www.iam.com.ar
Scratch (download): http://scratch.mit.edu
Squeak E-toys (download) : http://www.squeakland.org/
Comunicação aumentativa
Plaphoons (download): http://www.xtec.cat/~jlagares
SAW (download): http://www.ace-centre.org.uk
TICO (download): http://centros6.pntic.mec.es/cpee.alborada/cps/tico/index.html
Outros
Evaluator (download): http://www.xtec.es/~fferna49
Cantaletras (download): http://www.cedeti.cl
Helpkidzlearn (download): http://www.inclusive.co.uk
Testeador de switches (download): http://www.antoniosacco.net/tester.htm
Tocadiscos (download): http://www.antoniosacco.net/td.htm
Navegador ZAC (download): http://www.zacbrowser.com/es/index.html
Reeducação da fala
Globus 3 (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
Metavox (download): http://www.euphoniaediciones.com/metavox_01.php
Reconocimiento de vocales (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
Talking Faces (download): http://www.inclusive.co.uk
Reforços de aprendizagem
PRIMEIRAS APRENDIZAGENS
ASAS (download): http://www.antoniosacco.com.ar/uai/asas.html
CD Player (download): http://www.inclusive.co.uk
Descubrir (download): http://www.antoniosacco.net/descubrir.htm
Mirar y tocar (download): http://www.antoniosacco.net/myt.htm
Preparados, listos... switch (download): http://www.antoniosacco.net/pls.htm
SenSwitcher (download): http://www.northerngrid.org/ngflwebsite/sen/Intro.htm
Simuove (download): http://www.xtec.cat/dnee/udc
Toca la pantalla (download): http://www.antoniosacco.net/tlp.htm
Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat
LÍNGUA
Diversos pacotes de atividades de Clic(download): http://clic.xtec.cat
CIÊNCIAS SOCIAIS
Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat
CIÊNCIAS NATURAIS
Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat
APRENDER FRANCÊS
Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat
APRENDER INGLÊS
Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat
MATEMÁTICA
Diversos pacotes de atividades de Clic(download): http://clic.xtec.cat
Accessmaths (download): http://www.ace-centre.org.uk
Beebot (download): http://www.focuseducational.com
MÚSICA
Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat
DanceMusic (download): http://www.xtec.cat/dnee/udc
Music (download): http://www.inclusive.co.uk
Squeak Etoys
Digite a descrição
Saiba mais
Tecnologia Assistiva
Basicmouse (download): http://www.basicmouse.com
Camera Mouse (download): http://www.cameramouse.org
Click-N-Type (download): http://www.lakefolks.org/cnt
Dasher (download): http://www.inference.phy.cam.ac.uk/dasher
Emuclic (download): http://www.antoniosacco.net/emuclic.htm
eViacam (download): http://www.crea-si.com/esp/eviacam.php
HeadDev (download): http://fundacion.vodafone.es/VodafoneFundacion/FundacionVodafone/0,,25311,00.html
HeadMouse (download): http://robotica.udl.es/headmouse/headmouse.html
Hotspots (download): http://www.ace-centre.org.uk
ICAT (download): http://www.antoniosacco.net/icat.htm
JavaKanghooru (download): http://www.xtec.cat/~jlagares
JavaPlaphoons (download): http://www.xtec.cat/~jlagares
Kanghooru (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
Mouse por Barrido (download): http://www.antoniosacco.net/mpb.htm
MouseEmulator (download): http://www.geocities.com/pronto4u/mouseemulator.html
Mousejoystick (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
MS On-Screen Keyboard (download): http://portableapps.com/apps/accessibility/onscreen_keyboard_portable
NVDA (download): http://www.nvda-project.org<
Point-N-Click (download): http://www.polital.com/pnc
RataPlaphoons (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
Screenscanner (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm
Virtual Magnifying Glass (download): http://magnifier.sourceforge.net
Vocal joystick (download): http://ssli.ee.washington.edu/vj
WordAId (download): http://www.ace-centre.org.uk
acessado 10/11/09 - http://www.niee.ufrgs.br/
Páginas
▼
terça-feira, 10 de novembro de 2009
LIDANDO COM O EMOCIONAL DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Alguns professores nos perguntaram como podem lidar com o aspecto emocional de seus alunos com necessidades educacionais especiais, cegos, surdos ou com algum outro tipo de necessidade especial.
É preciso que o educador tenha sensibilidade para entender o comportamento de seu aluno perante diversas situações vivenciadas em sala de aula. Quem trabalha com alunos adolescentes, por exemplo, vê-se diante de ocorrências que precisa resolver de imediato, pois sabemos que eles estão em um período de suas vidas em que precisam constantemente da orientação de quem os guia, como o professor. E, para solucionar problemas, é preciso que este entenda seu aluno, embora saibamos que isso não é muito fácil.
Esse também é o caso quando o educador tem um aluno com necessidades educacionais especiais. Um estudante cego, por exemplo, pode entrar em depressão facilmente, caso os colegas de classe não falem com ele. Então, seu professor deve tentar entendê-lo quando exige atenção ou, até mesmo, quando não faz essa exigência. Entretanto, se essa atitude for permanente e o educador não conseguir revertê-la, é preciso que ele busque, imediatamente, assessoria de um profissional que o ajude na mudança dessa condição.
Aos poucos, vamos resolvendo os problemas que surgem em sala de aula e que nos deixam angustiados e não nos permitem dar sequência às atividades pedagógicas. Dessa maneira, estamos trabalhando em prol da inclusão social, que deixará de ser apenas mais uma lei que não é cumprida.
acesso em 10/11/09 http://blog1.aprendebrasil.com.br/inclusaosocial
domingo, 8 de novembro de 2009
NARRATIVAS E ROTEIROS: LEITURA
A leitura mecanizada foi aprendida na escola ao longo da historia, e hoje na era da Tecnologia, a escola tem uma função ampla no cognitivo do aluno pois precisa dispor de conhecimentos suficientes de modo que o este possa fazer um coorelacionamento destes conteúdos/conhecimentos e aplicá-los em sua vida pessoal e profissional. Por isso devemos ter o discernimento da leitura, a compreensão de sua importância no âmbito geral e não somente para aquele momento que estamos sendo desafiados a ler. A habilidade de ler e interpretar são fundamentais na sociedade do conhecimento tecnológico, pois as informações estão disponíveis a cada segundo. Diante deste viés podemos estabelecer parâmetros de leitura dita convencional (unidade estrutural) e a leitura digital que engloba os hipertextos, que possui dimensões diversas dependendo do leitor e sua interação com a web, desenvolvendo novas praticas digitais de leitura e de escrita, o seu dinamismo pode estar sempre em movimento, no espaço cibernético e suas peculariedades.
O PISA, vem dar ênfase na avaliação da aprendizagem dinâmica, onde o aluno através destas avaliações de seus esquemas cognitivos desenvolve a operacionalidade dos conteúdos ou estruturas do conhecimento que precisam adquirir em cada nível. Visando os vários processos buscados dentro do contexto educacional como o conhecimento e habilidade para assegurar a participação efetiva na sociedade, bem como adquirir adaptações na sociedade em constante transformação. Pois acredita-se que através desta base solida o aluno corresponderá a exigências da sociedade moderna, sendo avaliado nos Eixos letramentos:
• Leitura;
• Matemática;
• Ciências.
Nestes eixos buscando sempre evidencias os diversos níveis de aprendizagem dentro dos campos: procedimental, conceitual e atitudinal.
Na escola aonde trabalhava tínhamos o dia da leitura, a cada semana, e esta aula era especial para as turmas que eu dava aula, pois quando tal dia da semana era alternado e nunca sabiam quando seria, só que eles não ficavam chateados quando caiam nas aulas de Educação Física, pois quando isso acontecia, aquela turma após a leitura, tínhamos teatro com tudo o que tínhamos direitos e era sempre produtivo, pois nós como professores termos que dar um toque em nossas aulas, fazer a diferença.
Novas Práticas de leitura e escrita:LETRAMENTO NA CIBERCULTURA
MAGDA SOARES*
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf acesso: 08/11/2009.
Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA disponível em: http://www.inep.gov.br/internacional/pisa/ acesso em: 0/11/2009.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na
era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=20, acesso em 08/11/09.
Lorení Chaves
O PISA, vem dar ênfase na avaliação da aprendizagem dinâmica, onde o aluno através destas avaliações de seus esquemas cognitivos desenvolve a operacionalidade dos conteúdos ou estruturas do conhecimento que precisam adquirir em cada nível. Visando os vários processos buscados dentro do contexto educacional como o conhecimento e habilidade para assegurar a participação efetiva na sociedade, bem como adquirir adaptações na sociedade em constante transformação. Pois acredita-se que através desta base solida o aluno corresponderá a exigências da sociedade moderna, sendo avaliado nos Eixos letramentos:
• Leitura;
• Matemática;
• Ciências.
Nestes eixos buscando sempre evidencias os diversos níveis de aprendizagem dentro dos campos: procedimental, conceitual e atitudinal.
Na escola aonde trabalhava tínhamos o dia da leitura, a cada semana, e esta aula era especial para as turmas que eu dava aula, pois quando tal dia da semana era alternado e nunca sabiam quando seria, só que eles não ficavam chateados quando caiam nas aulas de Educação Física, pois quando isso acontecia, aquela turma após a leitura, tínhamos teatro com tudo o que tínhamos direitos e era sempre produtivo, pois nós como professores termos que dar um toque em nossas aulas, fazer a diferença.
Novas Práticas de leitura e escrita:LETRAMENTO NA CIBERCULTURA
MAGDA SOARES*
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf acesso: 08/11/2009.
Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA disponível em: http://www.inep.gov.br/internacional/pisa/ acesso em: 0/11/2009.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na
era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=20, acesso em 08/11/09.
Lorení Chaves