Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

softwares gratuitos- Núcleo de Informática na Educação Especial

http://www.niee.ufrgs.br/softwares.php?pg=2


Outros softwares gratuitos

Autoria

CLIC (download): http://clic.xtec.cat

Hot potatoes (download): http://hotpot.uvic.ca

LIM (download): http://www.educalim.com

Scrapboo (download): http://www.iam.com.ar

Scratch (download): http://scratch.mit.edu

Squeak E-toys (download) : http://www.squeakland.org/

Comunicação aumentativa

Plaphoons (download): http://www.xtec.cat/~jlagares

SAW (download): http://www.ace-centre.org.uk

TICO (download): http://centros6.pntic.mec.es/cpee.alborada/cps/tico/index.html

Outros

Evaluator (download): http://www.xtec.es/~fferna49

Cantaletras (download): http://www.cedeti.cl

Helpkidzlearn (download): http://www.inclusive.co.uk

Testeador de switches (download): http://www.antoniosacco.net/tester.htm

Tocadiscos (download): http://www.antoniosacco.net/td.htm

Navegador ZAC (download): http://www.zacbrowser.com/es/index.html
Reeducação da fala

Globus 3 (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm

Metavox (download): http://www.euphoniaediciones.com/metavox_01.php

Reconocimiento de vocales (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm

Talking Faces (download): http://www.inclusive.co.uk
Reforços de aprendizagem

PRIMEIRAS APRENDIZAGENS

ASAS (download): http://www.antoniosacco.com.ar/uai/asas.html

CD Player (download): http://www.inclusive.co.uk

Descubrir (download): http://www.antoniosacco.net/descubrir.htm

Mirar y tocar (download): http://www.antoniosacco.net/myt.htm

Preparados, listos... switch (download): http://www.antoniosacco.net/pls.htm

SenSwitcher (download): http://www.northerngrid.org/ngflwebsite/sen/Intro.htm

Simuove (download): http://www.xtec.cat/dnee/udc

Toca la pantalla (download): http://www.antoniosacco.net/tlp.htm

Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat

LÍNGUA

Diversos pacotes de atividades de Clic(download): http://clic.xtec.cat

CIÊNCIAS SOCIAIS

Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat

CIÊNCIAS NATURAIS

Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat

APRENDER FRANCÊS

Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat

APRENDER INGLÊS

Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat

MATEMÁTICA

Diversos pacotes de atividades de Clic(download): http://clic.xtec.cat

Accessmaths (download): http://www.ace-centre.org.uk

Beebot (download): http://www.focuseducational.com

MÚSICA

Diversos pacotes de atividades de Clic (download): http://clic.xtec.cat

DanceMusic (download): http://www.xtec.cat/dnee/udc

Music (download): http://www.inclusive.co.uk
Squeak Etoys

Digite a descrição

Saiba mais
Tecnologia Assistiva

Basicmouse (download): http://www.basicmouse.com

Camera Mouse (download): http://www.cameramouse.org

Click-N-Type (download): http://www.lakefolks.org/cnt

Dasher (download): http://www.inference.phy.cam.ac.uk/dasher

Emuclic (download): http://www.antoniosacco.net/emuclic.htm

eViacam (download): http://www.crea-si.com/esp/eviacam.php

HeadDev (download): http://fundacion.vodafone.es/VodafoneFundacion/FundacionVodafone/0,,25311,00.html

HeadMouse (download): http://robotica.udl.es/headmouse/headmouse.html

Hotspots (download): http://www.ace-centre.org.uk

ICAT (download): http://www.antoniosacco.net/icat.htm

JavaKanghooru (download): http://www.xtec.cat/~jlagares

JavaPlaphoons (download): http://www.xtec.cat/~jlagares

Kanghooru (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm

Mouse por Barrido (download): http://www.antoniosacco.net/mpb.htm

MouseEmulator (download): http://www.geocities.com/pronto4u/mouseemulator.html

Mousejoystick (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm

MS On-Screen Keyboard (download): http://portableapps.com/apps/accessibility/onscreen_keyboard_portable

NVDA (download): http://www.nvda-project.org<

Point-N-Click (download): http://www.polital.com/pnc

RataPlaphoons (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm

Screenscanner (download): http://www.xtec.cat/~jlagares/f2kesp.htm

Virtual Magnifying Glass (download): http://magnifier.sourceforge.net

Vocal joystick (download): http://ssli.ee.washington.edu/vj

WordAId (download): http://www.ace-centre.org.uk

acessado 10/11/09 - http://www.niee.ufrgs.br/

LIDANDO COM O EMOCIONAL DAS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Alguns professores nos perguntaram como podem lidar com o aspecto emocional de seus alunos com necessidades educacionais especiais, cegos, surdos ou com algum outro tipo de necessidade especial.

É preciso que o educador tenha sensibilidade para entender o comportamento de seu aluno perante diversas situações vivenciadas em sala de aula. Quem trabalha com alunos adolescentes, por exemplo, vê-se diante de ocorrências que precisa resolver de imediato, pois sabemos que eles estão em um período de suas vidas em que precisam constantemente da orientação de quem os guia, como o professor. E, para solucionar problemas, é preciso que este entenda seu aluno, embora saibamos que isso não é muito fácil.

Esse também é o caso quando o educador tem um aluno com necessidades educacionais especiais. Um estudante cego, por exemplo, pode entrar em depressão facilmente, caso os colegas de classe não falem com ele. Então, seu professor deve tentar entendê-lo quando exige atenção ou, até mesmo, quando não faz essa exigência. Entretanto, se essa atitude for permanente e o educador não conseguir revertê-la, é preciso que ele busque, imediatamente, assessoria de um profissional que o ajude na mudança dessa condição.

Aos poucos, vamos resolvendo os problemas que surgem em sala de aula e que nos deixam angustiados e não nos permitem dar sequência às atividades pedagógicas. Dessa maneira, estamos trabalhando em prol da inclusão social, que deixará de ser apenas mais uma lei que não é cumprida.

acesso em 10/11/09 http://blog1.aprendebrasil.com.br/inclusaosocial

domingo, 8 de novembro de 2009

NARRATIVAS E ROTEIROS: LEITURA

A leitura mecanizada foi aprendida na escola ao longo da historia, e hoje na era da Tecnologia, a escola tem uma função ampla no cognitivo do aluno pois precisa dispor de conhecimentos suficientes de modo que o este possa fazer um coorelacionamento destes conteúdos/conhecimentos e aplicá-los em sua vida pessoal e profissional. Por isso devemos ter o discernimento da leitura, a compreensão de sua importância no âmbito geral e não somente para aquele momento que estamos sendo desafiados a ler. A habilidade de ler e interpretar são fundamentais na sociedade do conhecimento tecnológico, pois as informações estão disponíveis a cada segundo. Diante deste viés podemos estabelecer parâmetros de leitura dita convencional (unidade estrutural) e a leitura digital que engloba os hipertextos, que possui dimensões diversas dependendo do leitor e sua interação com a web, desenvolvendo novas praticas digitais de leitura e de escrita, o seu dinamismo pode estar sempre em movimento, no espaço cibernético e suas peculariedades.
O PISA, vem dar ênfase na avaliação da aprendizagem dinâmica, onde o aluno através destas avaliações de seus esquemas cognitivos desenvolve a operacionalidade dos conteúdos ou estruturas do conhecimento que precisam adquirir em cada nível. Visando os vários processos buscados dentro do contexto educacional como o conhecimento e habilidade para assegurar a participação efetiva na sociedade, bem como adquirir adaptações na sociedade em constante transformação. Pois acredita-se que através desta base solida o aluno corresponderá a exigências da sociedade moderna, sendo avaliado nos Eixos letramentos:
• Leitura;
• Matemática;
• Ciências.
Nestes eixos buscando sempre evidencias os diversos níveis de aprendizagem dentro dos campos: procedimental, conceitual e atitudinal.
Na escola aonde trabalhava tínhamos o dia da leitura, a cada semana, e esta aula era especial para as turmas que eu dava aula, pois quando tal dia da semana era alternado e nunca sabiam quando seria, só que eles não ficavam chateados quando caiam nas aulas de Educação Física, pois quando isso acontecia, aquela turma após a leitura, tínhamos teatro com tudo o que tínhamos direitos e era sempre produtivo, pois nós como professores termos que dar um toque em nossas aulas, fazer a diferença.
Novas Práticas de leitura e escrita:LETRAMENTO NA CIBERCULTURA
MAGDA SOARES*
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf acesso: 08/11/2009.
Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA disponível em: http://www.inep.gov.br/internacional/pisa/ acesso em: 0/11/2009.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na
era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=20, acesso em 08/11/09.

Lorení Chaves