MEUS VISITANTES:


Contador gratis

domingo, 17 de outubro de 2010

Quais são as características que um professor precisa ter no século XXI? O que a educação profissional precisa para sintonizar e sincronizar as novas realidades emergentes em silêncio nas escolas e nos ambientes educacionais?


Crédito da foto: Lisa F. Young

As profundas mudanças que estamos começando a testemunhar em todas as instituições educacionais estabelecidas, tem quatro componentes principais:


1) A gestão dos alunos. O novo aluno transforma-de ator ativo passivo em ativo, torna-se um líder consciente de sua jornada pessoal de aprendizagem ao longo da vida.

2) Acesso à informação, ferramentas e especialistas de modo mais aprofundado, como não era possível antes.

3) A capacidade de formar redes e equipes com outros estudantes que tem os mesmos interesses, independentemente da sua idade, situação ou experiência.

4) O aparecimento do profissional autônomo (professor) mentor/guia . Tanto dentro como fora das tradicionais instituições de ensino, uma nova geração de guias, treinadores, facilitadores e consultores está emergindo e criando novos ecossistemas sem aulas.


Esses novos "professores" pensam, agem e executam seus múltiplos papéis como guias, facilitadores e assessores de aprendizagem com um espírito e atitude que é radicalmente diferente do que é típico da clássica educação tradicional.

Andrew Churches desafia o status quo e traça um perfil detalhado de como será esta nova geração de professores.


Oito Hábitos Extremamente Efetivos Para Os Professores Do Século XXI

Por Andrew Churches

Quais são as características que você esperaria ver em um educador de sucesso do século XXI?

Sabemos que os educadores do século XXI estão centradas no aluno, em tempo integral e ensinam e aprender tanto quanto ensinam um assunto. Sabemos também que deverão ser estudantes do século XXI também. Mas os professores mais eficazes nas salas de aula de hoje são mais do que isso - muito mais.

1. Adaptar-se

Consumidos como somos por um modelo de ensino centrado na avaliação, o educador do século XXI deve ser capaz de adaptar o currículo e os requisitos para ensinar um CV de forma imaginativa.

Os educadores devem ser capazes de adaptar softwares e hardwares projetados para as ferramentas de um modelo de negócio para ser usado por uma variedade de faixas etárias e habilidades.

Os educadores também devem ser capazes de adaptar-se a uma experiência de ensino dinâmico.

Quando tudo der errado em uma classe, quando a tecnologia falhar, o show deve continuar.

2. Ser Visionário

A imaginação é um componente crucial para o educador de hoje e de amanhã.

Os educadores devem enxergar por através das disciplinas e todo o currículo, mas devem ver o potencial de ferramentas e tecnologias emergentes na web, abordá-las e manipulá-las para atender suas necessidades.

Se você olhar para as novas tecnologias de hoje, poderá se perguntar: quantas foram desenvolvidas para a educação?

O professor visionário pode olhar para as ideias dos outros e ver como usá-los em sala de aula.

3. Colaborar

Blogger, Wikispaces, Bebo, MSN, MySpace, Second life, Twitter, RSS - como educadores, devemos ser capazes de aprovechar estas ferramentas de colaboração para melhorar e cativar nossos alunos.

Os educadores também devem ser colaboradores:

•Compartilhar,
•Contribuir,
•Adaptar-se
.Inventar.

4. Assumir Riscos
Há tanto para aprender. Como você pode, como educador conhecer todas estas coisas?
•Você deve assumir riscos e, por vezes, entregar-se ao conhecimento dos alunos.
•Ter uma visão do que você quer e do que a tecnologia pode alcançar,
•Identificar metas e facilitar o aprendizado,
•Usar os pontos fortes dos nativos digitais para entender e navegar por novos produtos, ensinar uns aos outros,
•Confiar nos seus alunos.

5. Aprender

Os educadores esperam que os seus alunos sejam aprendizes a vida toda. Mas, eles mesmo devem continuar a absorver experiências e conhecimentos, também. Eles devem tentar manter-se atualizados.

Eu me pergunto: "Como é possível que muitas pessoas ainda utilizem os seus planos de aula e lições de cinco anos atrás?"

Para ser um professor, você tem que aprender e adaptar-se a medida que os horizontes mudem a paisagem.

6. Comunicar

Ter o aprendizado em qualquer lugar e a qualquer momento,, o professor deve estar em qualquer lugar e a qualquer momento.

O professor do século 21 deve ser fluente em ferramentas e tecnologias que permitem a comunicação e a colaboração. Ir além de aprender a comunicar e colaborar, mas também saber:
•Facilitar,
•Estimular
.Controlar,
•Moderar
•Gerir a comunicação e a colaboração.

7. Modelar O Comportamento

Há uma expectativa de que o corpo docente ensine valores, pelos quais deve modelar o comportamento que esperamos de nossos alunos.

Os professores muitas vezes são a parte mais consistente da vida dos alunos, podem vê-los com mais freqüência, de modo mais longo e confiável que os próprios pais.

O educador do século 21 também modela a tolerância, a consciência global e prática reflexiva, se se trata da inspecção calma, pessoal do seu ensino, ou através de blogs, Twitter e outros meios de comunicação, os educadores devem olhar para dentro e para fora.

8. Liderar
Seja como um campeão no processo de integração das TIC, ou como treinador discreto de tecnologias, o educador do século XXI deve ser um líder.

Assim como metas e objetivos claros, a liderança é crucial para o sucesso ou o fracasso de qualquer projeto.

Sobre o autor
Andrew Churches ensina Informática na Kristin School em Albany, Auckland. Andrew também bloga no Educational Origami. É um apresentador especialista com várias conferências magistrais e apresentações celebradas sobre o futuro da educação.

Créditos das fotos:
Oito Hábitos Extremamente Efetivos Para Os Professores Do Século XXI - Andrew Chuches
Adaptar-se - Ljupco Smokovski
Ser Un Visionário - Dusan Jankovic
Colaborar - Irina Tischenko
Assumir Riscos - Chiropractic Life Blog
Aprender - Cathy Yeulet
Comunicar - Yuri Arcurs
Modelar O Comportamento - Immajestic
Liderar - Andrey Zyk

http://www.masternewmedia.com.br/2010/05/04/competencias_para_o_ensino_o_que_os.htm